Multimidia Luv Life

Meu diário Multimídia

Multimídia, Compreensão & Interpretação: A importância da leitura

em 28 de agosto de 2010

Tive a oportunidade de conhecer uma pessoa maravilhosa chamada Joelson Beltrão, um jovem apaixonado pelo universo das Letras e da Literatura, enfim, mais um amigo que veio pra somar na minha vida. Eu e ele, entre uma conversa e outra no emessene, resolvemos escrever um texto colaborativo. Surgiram vários temas, mas o tema escolhido veio a calhar com o grande evento, a Feira Pan-Amazônica do Livro realizada todos os anos aqui em Belém do Pará.

A experiência de escrever com o Joelson foi muito bacana e sem dúvida, foi uma das melhores da minha vida. Teremos 4 anos juntos, assim, esperamos que muitas outras experiências boas aconteçam.

Chega de enrolação… Eis o texto:

A Importância da Leitura

A leitura sempre será uma das atividades que influenciarão na formação socioeducativa de qualquer indivíduo. A mesma deve ser introduzida na infância, pois quando o hábito de ler é iniciado nesta fase, as consequências serão melhores e mais produtivas. Ler significa a transposição da realidade para outro universo. A imaginação toma conta dos sentidos, é onde se pode voar, enfim, ter a capacidade de poderes especiais. É nela que você entra em um mundo pessoal, subjetivo e único. O indivíduo que lê, tem diante de si um leque de vantagens das mais variadas possíveis e este hábito proporciona maior conhecimento de mundo, onde você pode discutir temáticas das mais polêmicas às mais comuns.

O vocabulário pessoal se torna melhor, pois a leitura tem o poder de mostrar palavras novas, palavras diferentes, ás vezes até fora do usual. A própria ortografia é uma das mais privilegiadas e também a gramática enriquece, ao passo que a pessoa começa a conhecer a escrita correta das mesmas e os erros paulatinamente, são deixados para trás.

As produções textuais de todas as modalidades de textos tornam-se mais ricas, produtivas, com uma expectativa de coesão e coerência melhor. Até no ramo profissional, há diferenças na hora de admitir ou não um colaborador, pois hoje, as empresas estão mudando sua política de admissão interna: como uma empresa vai contratar alguém que não sabe dizer quem é , em uma redação de 30 linhas?  E mais: de forma coesiva e com uma progressão de idéias?

O brasileiro está, atualmente, em um dos últimos lugares dos países mais lêem. Essa falta de leitura, percebemos melhor na situação que se encontra a faixa etária infanto-juvenil.

Profissionais da área da educação aconselham os pais a iniciar seus filhos na leitura desde o momento da gestação, lendo histórias infantis e textos lúdicos para despertar logo de início o interesse pela leitura, este dado faz parte de pesquisa científica, o que nos leva a apoiar este hábito.

Hoje, temos crianças e adolescentes que não se interessam pela leitura por culpa de educadores que não fazem dessa, uma atividade presente na prática pedagógica das disciplinas e os pais podem ser os culpados por sua inércia, não despertam o interesse pela mesma na rotina educativa familiar. Pais também são agentes de educação fundamentais.

A imaginação daquele que lê dá ampliação aos benefícios que o ato de permite. O prazer de se transportar para aquele ambiente do texto vai além da imaginação. Essa experiência permite também que ao mesmo tempo em que estamos obtendo conhecimento através daquilo que se está lendo, temos a possibilidade de reflexão sobre o texto e conseqüentemente sobre a vida.

About these ads

2 responses to “Multimídia, Compreensão & Interpretação: A importância da leitura

  1. Sala de Leitura #MdE…

    Olá! Vim deixar meu oi e convidá-los a dar um pulinho no #ManualdasEncalhadas Beijoooos…

  2. [...] Multimídia, Compreensão & Interpretação: A importância da leitura agosto, 2010 1 “Like” no WordPress.com, 3 [...]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 4.161 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: