Multimidia Luv Life

Meu diário Multimídia

Multimídia & Educação: A importância do Regimento Escolar

em 22 de outubro de 2010

Porque, que raios o mylamultimidia’s blog vai falar hoje sobre Regimento Escolar? WTF?

Caríssimos, não sei se todos sabem, mas antes de me apaixonar pela comunicação, eu sempre fui completa e absolutamente louca pela Educação e tudo que vem dela. Desde pequena sonhei em ser Professora, e agora esse sonho tá mais perto de mim e sou muito, mas muito feliz com isso!

Entre as minhas diversas pesquisas e leituras sobre técnicas pedagógicas, achei um ponto interessante que na minha opnião deveria ser levado mais em consideração, as regras das instituições escolares e talvez a educação pública brasileira funcionasse MUITO melhor se algumas destas regras fossem seguidas, pelo menos em sua totalidade. É fato que em nosso país existem leis lindíssimas e que não funcionam, no entanto, não devemos abandoná-las por esse motivo. Não é porque, por exemplo, eu trabalho em uma escola onde todos se incomodam e interferem de maneira negativa no trabalho do outro, eu, que tenho a consciência do meu papel, não devo fazer vista grossa, pois aquele que sabe mais SEMPRE é cobrado mais e a pior cobrança é feita de nós para nós mesmos!

Sabendo disso, qualquer setor, seja ele qual for, escola, órgão público ou privado, funciona de forma efetiva quando se tem um modelo a ser seguido. É de nossa inteira responsabilidade zelar pelo nosso ambiente de trabalho e o seu perfeito andamento, mas para isso precisa-se de uma palavrinha que particularmente acho linda e é o COMPROMISSO! Compromisso com tudo o que formos fazer. Bom, era pra ser uma pequena INTRO, mas enfim, todos que me acompanham, já sabem que eu falo demais.

Regimento Escolar e a Educação

O regimento escolar foi elaborado para que as instituições de ensino pudessem se organizar. A legislação de uma unidade de ensino é o regimento escolar. Ele é conjunto de regras que determinam a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar estabelecendo a forma de trabalho, as normas para realizá-lo, assim como os direitos e deveres de todos que convivem no ambiente, define os objetivos da escola, os níveis de ensino que oferece e como ela opera; divide as responsabilidades  e as atribuições de cada pessoa, evitando que o gestor concentre todas as ordens, todo o trabalho nas suas mãos, determinando de forma democrática o que cada um setor deve fazer e como fazer, mas infelizmente não é o que acontece, por exemplo, na minha instituição, onde os servidores estão alheios sobre o conhecimento deste regimento organizacional, e que sofre atualização todos os anos, a partir do início do ao letivo. É triste ver como a comunidade se acomoda e nem ao mesmo se preocupa em trabalhar baseando-se no regimento e o pior, torna-se meio que um ambiente sem lei, onde atribuições e atribuídos passam um por cima do outro, decisões são tomadas sem a participação de todos, assim, permitindo desarmonia no cotidiano escolar, e por consequência venha a atingir o bom rendimento do ano letivo.

Falta o conhecimento da parte da gestão escolar, coordenação pedagógica e outros que estão inseridos nesse processo para que as relações interpessoais possam ter influências na mudança do meio e suas decisões.  Seria ideal que todos que ingressassem na escola, tivessem conhecimento do que reza o regimento, como ele funciona e etc. Importante também passar esse conhecimento para os alunos, pais, funcionários, enfim, todos que fazem parte da escola, como órgão social.

Não é novidade nenhuma que os problemas na educação são graves e há a necessidade de uma reforma urgente na educação escolar. Mais cobranças com os profissionais da educação, que muitas vezes não tem compromisso com o que fazem e também estão ali servindo de acordo com seus interesses, e vão “empurrando com a barriga” o que acaba se refletindo na baixa qualidade da educação que é do conhecimento de todos nós. Fatores como comprometimento e vocação não podem faltar a quem deseja integrar o quadro do profissionalismo escolar. Trabalhar com educação exige bem mais do que simplesmente ter afinidade, mas também vocação! É importantíssimo gostar do que faz, assim tudo se torna mais harmonizado.

Regimento Escolar das Escolas Públicas Estaduais  de Educação Básica PA

http://www.pac.pa.gov.br/portal/index.php?action=LinkTarefaNoticia.dl&idlink=65

About these ads

2 respostas para “Multimídia & Educação: A importância do Regimento Escolar

  1. Em algo nós concordamos: nas instituições de ensino, nem sempre esse regimento escolar é levado a sério. Na Unama, por exemplo, vejo pessoas cobrindo funções que não cabem a elas. Tudo isso pela falta de consonância entre o funcionalismo da instituição.

    Fico feliz, de verdade, quando vejo jovens se interessando por assuntos como este. Para muito, falta um pouco de senso crítico quanto a este assunto.

  2. […] Multimídia & Educação: A importância do Regimento Escolar outubro, 2010 1 ”Like” no WordPress.com, 5 […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 4.161 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: