Multimidia Luv Life

Meu diário Multimídia

Comunicação profissional: suas aplicações e implicações

em 30 de março de 2010

Finalmente, agora em Belém do ParáÁÁááááa!!!

Hoje eu resolvi falar de uma das coisas que eu mais amo na vida que é a comunicação, e também sobre os problemas que acontecem na relação entre Comunicação/Timidez. O que nós, tímidos sofremos por falarmos baixo e por vezes não sermos compreendidos. A inspiração pra abordar esse tema surgiu há aproximadamente um mês e meio, quando passei a ter aulas de locução com a professora/miss simpatia Niele Medeiros. Tenho a certeza de que essas aulas vão me ajudar muito no que diz respeito ao meu comportamento diante de uma plateia, por exemplo, já tive experiências muito constrangedoras com isso. Sei que sou uma pessoa comunicativa apesar de ser um pouco tímida, e ainda existe um povo que não acredita quando eu falo isso. Na verdade, o que ocorre é que eu me esforço muito, sou uma pessoa muitíssimo reservada, mas gosto muito de conversar, falar bobagem com as amigas e rir delas. Já melhorei bastante, mas ainda tenho muita coisa pra ser melhorada, creio que com mais aulas de locução e mais práticas com meu grupo de teatro isso vai ser superado.

Aproveitei o gancho da prova de redação da disciplina Locução, onde me foi dado o tema que intitula este post, viajei na maionese e achei interessante compartilhar um pouco sobre o que eu acho da comunicação no âmbito profissional, que no meu caso vai ser de extrema importância o desenvolvimento dessa prática na minha vida profissional e pessoal, pois todo mundo sabe que “Quem não se comunica se trombica”(odeio clichês, mas essa frase do Chacrinha veio a calhar!rs)Um post bem grande especialmente para aqueles que (não)gostam de ler! Se esbaldem! kkk

Chega de enrolação, e vamos ao que interessa!!

Hoje em dia saber se comunicar bem é algo extremamente necessário no mercado de trabalho. Além de ser um diferencial, o profissional que se comunica com desenvoltura tem maiores chances de progredir na vida.

Saber comunicarse, expressar-se de forma efetiva não é uma simples tarefa, temos que fazer comunicar de forma que possamos compreender e ser compreendidos tanto na linguagem verbal quanto na escrita. É comum observarmos falhas na transmissão de ideias, conhecimentos e informações aos outros, pois nem todas as vezes que pensamos que aquilo que parece claro na nossa cabeça para o outro acaba por ser inteligível.

Existem pessoas que não possuem habilidade natural para se comunicar de maneira clara por vários motivos, dentre eles destacamos as pessoas introvertidas e que falam as coisas pela metade e por último, não menos importante, os casos de limitação de repertório e conteúdo. Para estas pessoas, devem ser feitas preparações,práticas e atividades que ajudem a despertar o seu lado comunicativo, mas sem perder suas características próprias e sua personalidade.

Não adianta somente saber falar bem, os profissionais devem também estar sempre atentos para o lugar e o momento certo de falar. Todos conhecemos alguém que sabe se expressar muito bem, porém em algum momento ela vai soltar algo impróprio ou irá aumentar o sem tom de voz de uma maneira desnecessária, comportamentos como esses marcam e podem até prejudicar a sua carreira. Temos que ter uma medida, uma noção do que conteúdo, local e onde devemos falar.

Para desenvolver ou aperfeiçoar a habilidade da oratória, existem diversas ferramentas, tais como cursos preparatórios e de teatro que conseguem dar resultados excelentes, corrigem falhas, vícios fazendo com que as pessoas, principalmente aquelas que tem dificuldades para se revelem grandes comunicadores, aumentando assim, sua autoconfiança.

Existem algumas dicas super importantes para quem deseja chamar a atenção para a sua comunicação de forma positiva, são elas: Seja espontâneo, utilize-se de seus artifícios para improvisar de maneira criativa e natural; fale com entusiasmo para prender a atenção do público, tenha postura – fale para as pessoas,olhe nos olhos delas, estude o que você vai falar – isso passa credibilidade para sua plateia, evite erros de português,evite as gírias e palavras de baixo calão, e o mais importante seja você mesmo e acredite no seu pontencial.

E aí? Se gostou comenta e se não gostou comenta também!


Deixe uma resposta

