Multimidia Luv Life

Meu diário Multimídia

Multimídia & Responsabilidade Social: Efeitos do uso irresponsável de anabolizantes

em 20 de agosto de 2010

Não é mais nenhuma novidade que fazer usos de esteroides e anabolizantes causam danos à saude e matam com facilidade, mas parece que isso não intimida as pessoas, pois muitos ainda utilizam essas drogas para deformar a forma do seu corpo. O culto ao corpo está banalizado. Assistimos todos os dias as notícias de jovens que morreram por utilizar-se dessas drogas. Um certo padrão de beleza que obriga as pessoas a se enfiarem em academias, muitas vezes sem nenhuma supervisão médica ou com profissionais da área da educação física. As pessoas parecem combater biotipos, quando é muito magro e quando é muito gordo, nunca houve uma época de tamanha valorização ao corpo como atualmente, e acabam esquecendo que é o conteúdo que conta, e não a beleza.

Mas, o que são essas drogas?

Anabolizantes ou asteróides androgénicos anabólicos, são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de variados tecidos do corpo a partir do crescimento de uma célula e sua posterior divisão.

Segundo especialistas em endocrinologia, o uso da “bomba” para aumentar a força física ou aumentar o seu tamanho não é nada mais que um mito, pois o anabolizante apenas dá um efeito chamado de overtraining que acontece quando a pessoa tem a impressão de que se encontra em condições de enfrentar horas de atividades físicas, dá a sensação de tornar-se mais resistente ao treino. Esse ganho de massa muscular através de íons e da retenção de líquidos. Um sério problema de saúde pública em pleno século XXI e em plena era da informação.

Será que vale a pena arriscar a sua vida em nome da vaidade? Farei uma lista de complicaçãoes e doenças causadas pelo uso excessivo ou não destas drogas. Mas antes, gostaria de falar que anabolizantes, em alguns casos, podem ser utilizados de forma controlada como parte de tratamentos para pacientes em pós operatórios, cacos de osteoporose, desnutrição, além de outras patologias, tais como, deficiência hormonal de testosterona; câncer de mama feminino; anemia; impotência sexual (por insuficiência testicular); retardo pubertário masculino; eunuquismo (castração) e climatério.

Mas como tudo na vida tem um lado positivo e outro negativo, o uso indiscriminado de bombas provoca sérios danos à saude, importante dizer, que listei apenas algumas consequências, pois as complicações caracterizam um caso de problema de saúde pública.

Alguns efeitos colaterais mais comuns:

  • Calvície,

  • Hipertrofia da próstata;

  • Acne;

  • Agressividade;

  • Hipertensão;

  • Limitação do crescimento(os asteroides limitam a ação do crescimento);

  • Aumento do colesterol;

  • Virilização em mulheres (crescimento de pêlos na face, engrossamento da voz, hipertrofia do clitóris e amenorréia);

  • Ginecomastia (excessivo crescimento de mamilos em indivíduos do sexo masculino);

  • Dores de cabeça;

  • Impotência e esterelidade;

  • Insônia;

  • Lesões no fígado (hepatotoxidade);

  • Problemas de tendões e ligamentos (muitas vezes o aumento da força é desproporcional à capacidade de adaptação de tendões e ligamentos);

  • Câncer ósseo;

  • Rigidez muscular.

    Existem várias outras lesões que podem ser irreversíveis.

Essas consequências aparecem com mais frequencia nos indivíduos que fazem uso continuado e frequente, pois para obter os resultados almejados o “tratamento” deve ser feito através de ciclos crônicos, assim aumentando a rapidez com que aparecem os efeitos, mas sempre são efêmeros e fugazes e o interrompimento do uso, acelera a perda do volume muscular também em tempo recorde.

Do ponto de vista esportivo, o uso destas substâncias é caracterizado dopping e é expressamente proibido pelas autoridades esportivas. Já no ponto de vista estético, a cada dia são utilizados não apenas hormônios asteroides, mas também certas dietas e suplementos de origem e fabricação duvidosas, que são mascarados em belas embalagens e comercializados inocentemente em farmácias e casas que vendem suprimentos para atletas, que pouco a pouco vão causando consequências seríssimas e vão mostrando seu efeitos deletérios. O pior é que a cada dia, as indústrias deste tipo de droga, seguem na busca de descobrir mais substâncias com maior potencialidade anabólica e com a ilusão de causar menor impacto virilizante, ou seja, proporcionar apenas o ganho de massa corporal.

Enfim, espera-se que as autoridades competentes aumentem e efetivem o controle e o combate à venda e uso destes medicamentos sem receita médica, e uma campanha de divulgaçao das drásticas consequências dessas práticas absurdas para assim conscientizar a população dos riscos, diminuindo o número dos casos fatais da destruição que é a prática do anabolismo.

Atenção! O vídeo abaixo mostra cenas fortes de um jovem com sérias complicações de saúde devido o uso de asteroides, durante um atendimento hospitalar de emergência.

Anúncios

2 respostas para “Multimídia & Responsabilidade Social: Efeitos do uso irresponsável de anabolizantes

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Ábia Costa, Myla Connor. Myla Connor said: Multimídia & Responsabilidade Social: Efeitos negativos do uso irresponsável de anabolizantes: http://wp.me/pPgUQ-21 […]

  2. […] Multimídia & Responsabilidade Social: Efeitos do uso irresponsável de anabolizantes agosto, 2010 1 ”Like” no WordPress.com, 4 […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: