Multimidia Luv Life

Meu diário Multimídia

Multimídia & Cinema: O fabuloso destino de Amélie Poulain

em 7 de novembro de 2010

Sem dúvidas, este foi um dos filmes mais bacanas que vi em toda minha vida. A pureza e a beleza das coisas simples da vida e de como pequenos atos com o outro, nos permitem uma mudança de vida. Vamos nos permitir ser como Amélie?

Assista o Trailer

Ficha Técnica:

Título Original: Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain
Gênero: Comédia

Tempo de Duração: 120 minutos

Ano de Lançamento (França): 2001
Direção: Jean-Pierre Jeunet
Roteiro: Jean-Pierre Jeunet e Guillaume Laurant
Produção: Jean-Marc Deschamps
Música: Yann Tiersen
Fotografia: Bruno Delbonne
Desenho de Produção: Aline Bonetto
Direção de Arte: Volker Schäfer
Figurino: Madeline Fontaine e Emma Lebail
Edição: Hervé

O filme trata da história de vida de Amélie desde sua infância complicada, entre as manias e histerias de seus pais e de seu peixinho que tenta suicídio por diversas vezes. Amélie era uma criança solitária e vivia praticamente isolada das pessoas. Vivia fechada em seu mundo. Ela era carente de amor, de carinho de pai e de mãe, coisa que futuramente poderia causar certo tipo de dependência emocional ou dificuldade de encarar o mundo como ele é, cheio de desafios e perigos e foi com isso que ela cresceu. Mas ela acaba dando a volta por cima e mostrando que se pode dar a volta por cima e que vale apena a busca pelo amor e pela felicidade do outro. A garotinha esquisita, agora jovem, trabalha num restaurante como garçonete e convive com pessoas de todos os tipos e com os mais diversos problemas, inclusive uma hipocondríaca que trabalha no mesmo local que ela. Após encontrar uma pequena caixa contendo coisas de criança, memórias possíveis do último morador de seu apartamento, e apartir daí, ela inicia sua trajetória com objetivo de ajudar as pessoas e acaba descobrindo um sentido para sua vida, que é servir como instrumento para fazer as pessoas mais felizes. Ela se comove com as histórias e como as pessoas sentem-se felizes com aqueles pequenos atos que ela realiza, mas que surtem efeitos grandiosos, pequenas e simples coisas da vida que são capazes de extinguir as aflições de qualquer um.
Contraditoriamente, ao mesmo tempo em que ela se dedica a essa causa, se depara com um conflito interno: como ajudar os outros e não conseguir ser realizada emocionalmente?
Ela não imaginava que o destino seria favorável e lhe concederia a oportunidade de encontrar o amor de sua vida, um rapaz que mantia uma pequena obsessão por colecionar em um álbum fotos 3×4 cortadas, de pessoas desconhecidas encontradas em um terminal público de fotografias que ficava dentro do metrô da cidade de Paris.
O filme é um verdadeiro poema visual e nos traz à reflexão de que o ser humano é algo que fabula, ou seja, é um ser capaz de mutação da realidade em que nos encontramos para uma realidade que existe apenas em nossa imaginação e que ainda existem pessoas boas no mundo, pessoas que se preocupam com o bem estar do outro e não só preocupados consigo mesmo.
Cinco palavras descrevem este primor cinematográfico, doce, ingênuo, comovente, universal e poético! Uma ótima indicação para um sábado a noite com a família.

Anúncios

3 respostas para “Multimídia & Cinema: O fabuloso destino de Amélie Poulain

  1. Tio Guto disse:

    Olá, Myla!
    Eu vi esse filme… Achei legalzinho, mas não uma “obra-prima” como muita gente diz… Pelo menos serve pra conhecermos essa linda e ótima atriz que é a Audrey Tautou! Ela merece fama maior do que a que tem…
    Aliás, o Jeunet sempre gostou de fazer filmes de ficção, muitos com temática bizarra (como “Delicatessen”, de 1990), com este “Amélie” ele mostrou um lado mais sensível, pouco conhecido.
    Taí um filme que agrada em cheio ao público feminino! =)
    Saúde e paz! UBUNTU!

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Myla Connor and Guto D., Myla Connor. Myla Connor said: Multimídia & Cinema: O fabuloso destino de Amélie Poulain: http://wp.me/pPgUQ-3U […]

  3. Tereza Jardim disse:

    O filme é lindo, eu adoro enfiar a mão em sacos de grãos, e meu sonho era ter o corte de cabelo da Amelie. Pronto, falei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s