Multimidia Luv Life

Meu diário Multimídia

Multimídia & Redes Sociais: Porque proibir o uso das redes sociais em empresas, instituições de ensino e órgãos públicos?

em 28 de janeiro de 2011

Mais cedo, uma amiga me questionou sobre esse tema, o que acabou gerando uma discussão bacana na página do ‘feissebuque’ dela. Soltei o verbo, afinal isso aí tava engasgado. Acho desnecessário esse tipo de proibição e acho também uma radicalidade sem tamanho. Eu duvido que os chefes que bloqueiam sites como facebook,blogger,msn, orkut e twitter, se conseguem ficar um dia sequer sem ao mesmo verificar seus emais, redes sociais ou postar em seus blogs, se caso tiverem. Seriam os primeiros a dar exemplo, mas muitos se comunicam toda hora através de dispositivos móveis como smartyphones e iPhones. Creio que isso seja tão bobo quanto proibir uma criança de se sujar de lama num jogo de futebol com os amiguinhos, mas infelizmente essa mentalidade é muito presente em nosso país, em nossas universidades.

Engraçado é observar que o uso das redes é meio que marginalizado* e não se dão conta da tendência mundial. Há poucos meses acompanhamos um marco na história do nosso país, as eleições 2.0, uma nova modalidade de campanha e também de conscientização política.

Enfim, a discussão flui tão bem que meus comentários na página do FB da minha amiga, viraram esse post. Se caso, alguém não concordar com algo, por favor se manifestem!

Comunicar: uma necessidade humana. Desde as primeiras civilizações os homens das cavernas já procuravam formas de se comunicar entre si utilizando maneiras rudes para fazer isso, através de sons que tiraram do próprio corpo ou através de instrumentos como paus, tambor e por fim, o fogo para comunicar-se com algo que estava distante. Na mundo contemporâneo, as formas de comunicação foram se modificando e hoje temos as redes sociais. O conceito de rede social é justamente a conexão de pessoas de acordo com uma identidade similar a partir de níveis, no caso os digitais, ou seja, formas de interações humanas através de meios, ferramentas digitais.
Infelizmente, ainda há pouca informação e um certo preconceito com as redes sociais, em alguns casos tentam coibir essa nossa necessidade básica de se comunicar. Acho isso bobagem. Hoje em dia, fazemos tudo conectados, trabalhamos ouvindo músicas, trabalhamos falando ao celular e conseguimos ser produtivos mesmo assim, tendo essa vida super, hiper ultra, mega concnectados. Sem sombra de dúvidas, podemos até melhorar nosso rendimento. Há casos de órgãos como o conceituado IEL que utiliza o ORKUT. isso mesmo! A rede mais polêmica, mas assim mesmo utiliza com o objetivos sociais, de estreitar laços entre funcionários, estagiários e chefes. Um verdadeiro exemplo a ser seguido!
Como tudo na vida não são flores, as redes também devem ter limites. Acho que vem super a calhar a proibição das redes para objetivos que não sejam os de sociabilização, acesso à conteúdos com teor descriminatório, incitação à violência, pornografia e pedofilia. Internet e redes sociais tem que ser usadas de forma consciente e responsável, assim como o voto, os relacionamentos interpessoais e etc. As redes nos permitem justamente combater esse tipo de coisa, por exemplo, em forma de mobilizações de ciberativismo e campanhas de caridade virtuais que a cada dia vem se popularizando e mudando a realidade de muitos através de ações geradas por seu intermédio, podemos citar inclusive, as doações e campanhas às vítimas das tragédias no RJ.
Para finalizar, a internet é livre, a partir do momento que foi disponibilizada para todos, os limites e barreiras foram quebrados, não devemos permitir esse tipo de coisa. Comunicação e informação são para todos. Desejo que as empresas abram as suas mentes e se liguem, pois é a maior bobagem proibir acesso as redes sociais e deveríam se preocupar com questões mais importantes dentro desses ambientes. Se todo mundo faz seu trabalho direitinho, não há do que se preocupar, mas sim incentivar o uso consciente dessas ferramentas. Vamos celebrar a liberdade, porque a ditadura já se foi há um bom tempo.


2 respostas para “Multimídia & Redes Sociais: Porque proibir o uso das redes sociais em empresas, instituições de ensino e órgãos públicos?

  1. Luis Guto D. disse:

    Concordo com o que você disse, Myla. Mas eu fico meio inibido de acessar redes sociais no trabalho… Não sou muito de misturar assuntos pessoais com profissionais. Colegas passando e perguntando: “quem é?” ou “o que é?”. Se bem que alguns poucos (e bota poucos nisso) colegas viraram amigos, mesmo…
    Bjus, Myla! Continuo fã do teu blog. UBUNTU!!! =)

  2. […] This post was mentioned on Twitter by comprascoletiva and Vije, Myla Connor. Myla Connor said: Multimídia & Redes Sociais: Porque proibir o uso das redes sociais em empresas, instituições de ensino e órgãos p… http://wp.me/pPgUQ-5R […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: