Multimidia Luv Life

Meu diário Multimídia

Multinews: Brasil sofre com a falta de Engenheiros

em 4 de março de 2011

Estive recentemente no Congresso Nacional e lá estava Marcos Túlio de Melo, Engenheiro Civil e Presidente do CONFEA. Eu que não sou besta nem nada, aproveitei a situação para entrevistá-lo sobre esse processo de busca de engenheiros para as mais diversas áreas e as consequências deste problema para o desenvolvimento do país e atraso nas obras do PAC e das Olimpíadas. Esse foi o papo do dia nas Plenárias.

Brasil sofre com a falta de Engenheiros

Brasília, 10 de fevereiro de 2011.

Em uma semana de negociações de cargos das comissões no Congresso Nacional, em meio a plenárias deliberativas, Reforma Tributária, salário mínimo, enquadramento no simples foi substituído por um assunto muito comentado durante o dia: a carência de profissionais de engenharias e áreas tecnológicas. O Engenheiro Civil e Presidente do Conselho Nacional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, Marcos Túlio afirmou que a carência de profissionais é tanto quantitativa quanto qualitativa de engenheiros das mais diversas áreas, geólogos, geógrafos e meteorologistas. O processo de crescimento da economia brasileira dos últimos anos somada à falta de planejamento colaborou com a deficiência da formação de profissionais das áreas tecnológicas em número ou em quantidade suficiente para poder obter crescimento a 5% ou 7% na economia brasileira e isso se reflete em problemas em setores como, construção civil, petróleo e gás, siderurgia, engenharia naval e em quase todas as áreas e é uma questão que preocupa muito, pois não se vê uma solução em curto prazo, sem que haja a necessidade de criação de uma nova estrutura de atualização profissional.

Recentemente, lideranças estiveram no MEC para discutir sobre esse assunto e há uma proposta inclusive, a realização de um estudo para poder fazer cursos de atualização profissional ou mestrados nas principais áreas tecnológicas para poder garantir que profissionais que já tenham graduação, mas que não atuam na área possa retornar ao mercado de trabalho e ajudar a diminuir esse processo problemático causado pela falta de profissionais qualificados para preencher as vagas disponíveis, atender as emergências e alavancar cada vez mais a economia do país, haja vista ele estar em pleno aquecimento.

Em conversa com o Presidente da Confederação Nacional da Indústria – CNI, Robson Braga de Andrade também compartilha da idéia da crise que se estabelece sobre a falta de pessoal qualificado, e considera também este problema como uma trava no maior crescimento da economia, e a define como sendo um verdadeiro “gargalo” a falta de mão de obra especializada.


Uma resposta para “Multinews: Brasil sofre com a falta de Engenheiros

  1. […] Here is the original: Multinews: Brasil sofre com a falta de Engenheiros […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: