Multimidia Luv Life

Meu diário Multimídia

Multinews: Ajuntaê e Transparência Hacker no Transparência HackDay Campinas

em 6 de julho de 2011

Neste fim de semana, lá na sede do Coletivo Ajuntaê, o pessoal daComunidade Transparência Hacker vai se reunir pro tradicional, embora esporádico, Transparência Hackday. É um evento de dois dias, uma espécie de maratona em que lidamos com dados públicos (não necessariamente governamentais) e fazemos aplicativos divertidos, úteis e simples de fazer, como por exemplo o Jogo da Vida do Proceso Legislativo, o SAC SP e oOtoridades.

O objetivo é aproveitar dados já publicados, em qualquer formato, para produzir aplicativos interessantes. Um exemplo seria pegar a lista de presença que a câmara municipal de São Paulo está disponibilizando e fazer um app tipo ohttp://isitchristmas.com só que com a questão meu vereador foi trabalhar? Existem muitos outros conjuntos de dados trabalháveis, diversos levantados pela comunidade lá na lista e outros que estão sendo levados por coletivos aqui da cidade.

Acredito que existem diversas coisas que podem ser legais de trabalhar em Campinas. Desde procurar e reclamar por dados públicos da Prefeitura, que evitem outro fiasco como a corrupção na Prefeitura, até dados que sejam apropriáveis pelos diversos movimentos aqui de Campinas, como mapas colaborativos de violência contra travestis, catálogos colaborativos de cursinhos populares, material colaborativo no estilo wikilivro pra esses cursinhos, etc.

Não precisa, claro, ser desenvolvedor pra ajudar. Não apenas tem a enorme demanda por designers, como também tem a demanda por construir conteúdo bom e divulgar pelas redes sociais, fazendo os projetos terem atenção devida, tanto pra coletar casos como pra levar a informação até quem precisa saber dela, como os orgãos públicos. Além disso, muitos desses projetos exigem conhecimento do assunto, seja ele urbanismo, sociologia, legislação, antropologia ou culinária.

A atividade começa no sábado, perto do meio dia, quando o ÔnibusHacker Beta chegar, almoçamos e começamos a apresentar e brainstormar projetos. Depois nos organizamos em grupos e vamos codando, pizzando e cervejando até domingo à tarde, quando apresentamos nossos projetos ao mundo e aproveitamos o trabalho do ajuntaê curtindo o som da banda Festenkois na casa.

Além disso, durante toda a tarde de domingo, haverá um espaço de trocas onde todos que comparecerem poderão trazer objetos para serem trocados (CD’s, camisetas, DVD’s, quadros, etc): é o Domingo Feira! E junto ao espaço de troca, também estará a já tradicional banquinha do Ajuntaê com muito material de artistias independentes de todo o país!

Inscrevam-se clicando no link abaixo. É free, bring-your-own-beer, considere a vaquinha pras pizzas e traga cobertor/colchão se for dormir!

https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dDN2cWJaY3ZHbHdvQWtJRzJhZ1dwLUE6MA

Quando: 9 e 10 de Julho de 2011

Horário: Ônibus saindo da Casa da Cultura Digital no sábado às 10:30am
=> Atividades da 13h de Sábado às 17h de Domingo em Campinas

Onde:Saída do ônibus na Casa da Cultura Digital, Atividades na sede do Coletivo Ajuntaê em Campinas
=> Rua professor Luiz Cerqueira Monteiro, 45 (próximo ao estádio da Ponte Preta)

Fonte: Blog da Esfera


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: