Multimidia Luv Life

Meu diário Multimídia

Netnografia: um raio x do consumidor 2.0

em 20 de setembro de 2011

Publicado originalmente no site Papos na Rede

 

Netno o quê????

Netnografia é um um estudo, pesquisa qualitativa que visa colher dados e informações sobre consumo e comportamento de indivíduos nas comunidades virtuais. Originou-se no campo da Antropologia e consiste em conectar o pesquisador ao ambiente do pesquisado para assim poder coletar dados extraídos com a participação e observação cultural com relação às comunidades e seu dia a dia, ou seja, incluir ação/participação online, com as comunidades na web, assim, tornando-se um elemento importante dentro da cultura.

Durante sua participação no @paposnarede, Tati Tosi explicou diversas facilidades da web 2.0, deu ênfase à cultura de compartilhamento, o que facilita muito mais a captação dos dados, mapas mentais da pesquisa netnográfica, pois trata-se de milhões e milhões de pessoas compartilhando, criando conteúdos e postando nas diversas redes.

Outro fato interessante que Tati destacou é justamente o pioneirismo deste tipo de pesquisa, pois o mesmo ainda não se encontra presente no nosso país por questão de nosso mercado, infelizmente ainda ter uma mentalidade que não permite arriscar em termos de pesquisas aprofundadas sobre interação de indivíduos nas redes, limitando-se a apenas traçar mensurações de dados, não se atentando para as questões que acompanham as mudanças no cotidiano das pessoas, bem como elas pensam, agem , apreciam, aprendem, estudam, ou melhor, não se dedicam a pesquisar o marketing orientado aos fenômenos sociais.

É fato que este tipo de estudo precisa ser difundido largamente entre as organizações de comunicação, pois permite ir além da pesquisa atual, imagina o quanto deve ser bacana desenvolver e pensar estratégias focadas nas atitudes e interesses das pessoas?

Se você pensar que isso já vem acontecendo, de fato vem, mas a netnografia é a mais nova ciência do marketing! Entender o consumidor, os benefícios que coisas simples como a água pode mudar muito a vida das pessoas, assim como descobriu a empresa Danone ao investir em pesquisa netnográfica.

pesquisa netnográfica revela uma revolução de estudo de marca, consumidor, estratégia e tem tudo para ser tendência no Brasil, pois em nosso mercado existem muitos profissionais habilitados, já que para adentrar no universo deste tipo de pesquisa, precisa ter um pé entre a comunicação e a sociologia, que acredito que nosso país tem de sobra,mas também por ser uma técnica que se for feita de forma correta e ética pode gerar resultados muito bons e estreitar laços entre empresas/organizações e o consumidor, detectando onde está acertando, onde não está bom e onde pode melhorar.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: