Multimidia Luv Life

Meu diário Multimídia

A polêmica das Redes Sociais no trabalho

em 14 de abril de 2012

Publicado originalmente no RP Manaus

As redes sociais são formas de interação humana a partir de plataformas eletrônicas. No contexto do mundo atual, cada vez mais globalizado, tornam-se verdadeiros instrumentos de relacionamento e trocas de informações e ideias de pessoas de diferentes locais, não importando mais onde qualquer uma delas esteja, as redes vem nesse sentido de aproximar.

Desde que o mundo é mundo, os seres humanos tem a necessidade de comunicar. Antes de começarem a falar, os homens das cavernas se utilizaram de formas para demonstrar o que queriam e o que sentiam, fazendo isso através de sons que tiravam do seu próprio corpo e também utilizando ferramentas como tambores e mais tarde vieram a introduzir o fogo como forma de comunicação, de chamar a atenção de alguma coisa, ou alguém que estivesse distante de si.
Sim, os espaços digitais vem revolucionando a forma com que nos comunicamos, hoje boa parte de nossa vida resolvemos via web, compramos, estudamos, trocamos ideias e como sempre, uma de nossas principais necessidades, nos comunicamos, conhecemos gente nova, diferente com ideias novas. A internet veio pra facilitar nossa vida e facilitar a forma com que nos comunicamos. São as redes sociais, as novas formas de publicidade, como se fossem o convencional boca-a boca.
b
Hoje em dia, infelizmente são poucas as empresas que promovem as ferramentas digitais, bloqueando o uso delas no ambiente de trabalho, por questões que acredito não passarem de preconceito e falta de informação. Internet e redes sociais, se usadas com responsabilidade podem até mesmo trazer benefícios para as empresas, e devemos sempre estar atentos à estas tendências como fez o IEL, que utiliza ORKUT para se aproximar e se relacionar com funcionários e estagiários, objetivando agregar conhecimento e estreitar laços de amizade entre chefes e empregados.
 Se for usada da maneira correta e para fins que não sejam os mesmos que ficar trocando ofensas com ninguém, entrando em comunidades que semeiam discriminação, violência e pornografia, defendo sim o uso das redes sociais nas empresas e órgãos públicos e universidades. Acho que para o que se destina, a internet é livre e como a declaração dos direitos humanos, fica claro que deve atender a todos, todos tem o direito de se comunicar e isso não se deve proibir, da mesma forma que não se deve por um passarinho dentro de uma gaiola.
Devemos abrir a mente, abrir a cabeça das empresas e órgãos públicos que é bobagem proibir esse tipo de coisa, deveriam se preocupar com coisas mais importantes dentro da empresa e de órgãos. Se todo mundo consegue fazer seu trabalho direitinho, e hoje em dia todo mundo tá conectado, nem que seja do celular, ouvindo música ao mesmo tempo e nem tem o rendimento afetado, nesse sentido não vejo problema em proibir o uso das redes.
Não citei os casos das faculdades, acho que o mesmo se aplica a escolas, faculdades, empresas e órgãos públicos. Proibir e coibir não é o caminho, mas sim incentivar formas conscientes de se usar as redes sociais, por meios de fins sociais.
Liberdade na internet! Não ao preconceito e a falta de informação, afinal a ditadura já passou.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: