Multimidia Luv Life

Meu diário Multimídia

facebook: CRM Social não é mais um mito?

em 19 de setembro de 2012

 

Recentemente, o facebook divulgou que agora vai permitir que as empresas possam ligar os dados de seus clientes, incluindo números de telefone e endereços de e-mail de todos aqueles que forneceram essa informação na rede. Pode não parecer muito, mas este movimento, inicialmente servirá para a segmentação de anúncios, o que é grande coisa..

A medida fornece, por exemplo,  que uma companhia de seguros possa ter um cadastro acesso ao banco de dados ligados ao seu endereço de e-mail, que por sua vez será fruto do próprio banco de dados contido no Facebook para melhorar estratégias com seu consumidores que contenham o perfil desejado, assim, gerando a segmentação de público.

Em termos de CRM, a novidade lhes dará a oportunidade de acesso sociais, dados comportamentais para melhorar a sua visão única do cliente. Facebook já é a reivindicação de um estudo de caso de sucesso de uma empresa de serviços (cujo nome não foi revelado) financeiros que dobrou sua base de fãs em duas semanas, e por um CPA muito reduzido.

O que isto significa também é que a mídia social, começando com o Facebook, pode (finalmente e corretamente) começar a integrar-se com os sistemas tradicionais de CRM. Não é uma bala de prata para resolver o enigma CRM social, mas é um começo.

No momento, quando todo mundo fala sobre ‘CRM Social “, muitas vezes só falam sobre segmentação de uma margem de clientes em canais sociais – não sobre a mesclagem dos dados ou sobre os sistemas de CRM poderosos que muitas marcas grandes dependem do mercado para trabalhar em cima dos seus clientes de forma mais lucrativa.

Esse movimento significa que, para as marcas poderem combinar informações de comportamento e de atitude para ajudar a diferenciar, por exemplo, duas pessoas que podem viver ao lado uns dos outros, a mesma idade, mas que se comportam de forma completamente diferente.

Esperar uma reação negativa dos usuários do Facebook a partir dessa novidade, quando alguns ativistas levantarão a bandeira da privacidade pode até causar um barulho, mas poucas pessoas estão realmente se importando com esse fato para reclamar formalmente sobre a forma como os seus dados comportamentais e sociais estão sendo acessado e utilizado por marcas.

Nesse processo, a gente pode tomar alguns cuidados, mas realmente não há muito o que fazer para evitar isso. Na verdade 36% das pessoas realmente esperam que as marcas usem seu perfil para direcionar as mensagens com mais relevância, sendo que, essas estejam dentro do que cada um considera como interessante, levantando aí mais uma questão para que a própria redes social tenha o devido cuidado na hora de fechar negócios usando nossos dados.

Para os usuários, o facebook precisa continuar mantendo sua liderança no mercado como um lugar de grande interação social e digital, inovando e utilizando sempre de máxima transparência. E aos seus acionistas, o facebook precisa provar que continua cada vez mais interessante e irresistível aos anunciantes, que por sua vez, estão investindo pesado e procurando entender mais o público que desejam atingir. Assim, todos cumprem suas metas de receita e a rede social perpetuará sua preferência na internet.

É uma perspectiva atraente para as marcas e, principalmente vai continuar a ser um tema quente para nós e para o futuro do Marketing Digital.

Fonte: EConsultancy


2 respostas para “facebook: CRM Social não é mais um mito?

  1. Augusto disse:

    Olá! Você já conhece o Plugger? (http://www.plugger.com.br) Gostaríamos de fazer uma proposta para o seu blog, mas não encontrei seu contato. Se puder, por favor, responda meu e-mail!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: