15/9 – dia do cliente: uma data a se comemorar?

Image: Herreneck Fotolia

Estamos em 15 de setembro de 2020 em meio a uma pandemia, com novos hábitos, muitos de nós ainda isolados em casa sem retornar às nossas rotinas de faculdade, academia, trabalho, pós, mestrado, enfim.

Nossa maneira de consumir também mudou, nossa maneira de pensar o consumo acompanhou esse fenômeno todo, afinal, quem quer comprar de quem não segue as orientações dos órgãos de saúde municipais, federais e etc? ou mesmo não respeita o meio ambiente?

Eu já abandonei marcas, lojas(físicas e online, nossa muiiiitaaass), pessoas, amizades e até familiares que não estavam e nem estão ligando para o que está rolando no mundo, nem à nossa volta mesmo que isso esteja afetando pessoas da nossa família.

Em se tratando de marcas, já que agora tudo é delivery, tudo é online, é digital e imediato, o que tenho prestado bastante atenção e observado para meus estudos e futuros cases é a forma com que o mercado local (CASTANHAL/PA) e também o nacional lida com esse tipo de situação. Tá tudo muito ruim, tá tudo muito errado em vários segmentos que vão desde alimentação à internet e saúde. Fico me perguntando se é só aqui que certas coisas acontecem ou se é só comigo mesmo. Não sei responder.

Durante o lockdown, muitas lojas descumpriram o acordado e fizeram entregas normal, pois não havia fiscalização. Essas já risquei da minha lista, inclusive havia, pasmem: clínicas de estética (profissionais que nem máscara usavam).

Hoje no dia do cliente, além de desabafo quero dizer que há muito o que ser aprendido para ser bom nessa cidade. Estreitar relações verdadeiras com seu cliente inicia-se tratando ele com respeito e, principalmente oferecendo um bom produto ou serviço. É por aí que se começa.

Agora, vamos lá, por que dia 15, o que tem a ver essa data, hein?

“A data foi criada para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores. Por isso, como forma de agradecimento pela sua fidelidade, além de promoções especiais e descontos, é promovida a distribuição de brindes, bem como são feitos sorteios.

Originou-se em 2003, no estado do RS, pelo empresário João Carlos especialista em Marketing e RH. Sua ideia era criar uma data diferenciada onde os clientes pudessem ser homenageados, ajudando a desenvolver uma relação de fidelidade entre os consumidores e os comerciantes.

O dia do cliente foi oficializado no RS em 2003, mas atualmente é comemorado em muitos estados brasileiros.”

Fonte: Com informações do site Calendarr.com

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